MEDITAÇÃO COM DEEKSHA & MANTRAS

Vamos começar pela definição de Hatha: Ha significa sol e é representado pelo sol do seu corpo, a sua alma. Tha significa lua, que representa a sua consciência, a sua mente. Então o Hatha Yoga é a busca do equilíbrio entre as forças solar e lunar, respectivamente masculina e feminina. Isto é conseguido através da união da mente com a alma.

 

Frequentemente as pessoas se confundem com este tipo de Yoga. Muitos pensam que o Hatha Yoga trata-se somente dos asanas (posturas fixas) - ou dos asanas e pranayamas (respiratórios). O objetivo de se praticar asanas e pranayama é o mesmo de todas as outras formas de Sadhana Yoga: o descobrimento de Deus. Asanas e pranayama são ferramentas para alcançar o controle da mente e prana (energia vital) para facilitar o alcance deste objetivo. Boa saúde, corpo flexível, etc. são efeitos colaterais.

Asanas e pranayama são apenas os dois primeiros passos do Hatha Yoga. Deve-se também tentar viver uma vida de acordo com as bases éticas e morais do Yoga, bem como praticar a meditação.

 

O Hatha Yoga se inicia com o corpo físico. Ao ter-se o controle do físico, o praticante tenta obter o controle do prana e, com o controle do prana, atinge-se o controle da mente. 

 

Por essa razão, dizemos que o ensino do Yoga não é uma profissão; é um Sadhana. Um professor de Yoga deve primar por manter-se humilde e sentir que é um instrumento de energia divina. O ensino da Yoga é baseado no Guru Parampara; a sabedoria é passada de um professor vivo para um aluno numa cadeia inquebrável. Um bom professor é também um bom aluno, sendo capaz de entender os ensinamentos recebidos do professor, praticá-los e depois ensinar com base em experiências pessoais. Um professor de Yoga é um praticante de Yoga, não um pregador.

O corpo físico pode ser comparado a um automóvel. Para fazer funcionar o motor do carro, precisamos de combustível, energia elétrica para ligá-lo, um sistema de refrigeração, lubrificação e um motorista inteligente para controlar seus movimentos. Esse corpo necessita de cinco elementos semelhantes para funcionar perfeitamente. Sabemos que nenhum carro pode funcionar sem os requisitos mencionados; da mesma forma, o corpo físico também não pode funcionar por um período prolongado sem combustível, energia elétrica, um sistema de refrigeração, lubrificação e uma inteligência que o dirija.

 

Em primeiro lugar, o corpo retira seu combustível da comida que ingerimos, da água que bebemos, do ar que respiramos e uma pequena quantidade da radiação dos raios solares. A maior parte da energia do corpo vem do ar que respiramos, e não, como se supõe normalmente, da comida e da água.

 

O plexo solar é a bateria de armazenamento do corpo que fornece energia prânica a todo o organismo. Agora, precisamos de um sistema de refrigeração para o corpo físico. Nenhum motor pode funcionar por muito tempo sem um mecanismo de resfriamento. Da mesma forma, o corpo físico não  funcionará durante longos períodos sem um sistema de refrigeração. Isso pode ser conseguido apenas com o relaxamento. O próximo ponto importante é a lubrificação das articulações: isso é obtido através de vários movimentos corporais. As correntes nervosas são a eletricidade nos seres humanos, e falta de energia nervosa definitivamente desarranjará todo o sistema. Por último, o corpo deve ser controlado adequadamente por um motorista inteligente: a mente. A oração, a devoção a um Ser Supremo, a compaixão, o amor, a coragem, o discernimento entre o real e o irreal treinarão a mente para ser um motorista inteligente.

 

Para obter o benefício máximo, os cinco requisitos mencionados são utilizados durante a prática. Sabemos que os exercícios físicos modernos requerem mais energia do que os exercícios de Yoga, pois todo movimento violento queima uma imensa quantidade de energia. Além disso, mais ácido lático é formado nas fibras musculares com esses movimentos rápidos; isso é mais cansativo para os músculos.

 

Os movimentos lentos das articulações durante a prática de Yoga não desperdiçam energia alguma. A respiração profunda com retenção suave durante a prática permite que seja absorvido mais oxigênio. Produz-se menos ácido lático e, como este é facilmente nerutralizado pelos álcalis, isso evita a fadiga muscular.

 

Devido à rotação e a outros movimentos de várias articulações, os vasos sanguíneos são puxados e alongados, e o sangue é distribuído igualmente a todas as partes do corpo. Os músculos e ligamentos alongados durante a prática de Yoga são imediatamente relaxados, carregando mais energia para as fibfras musculares. Da mesma forma que a água flui por uma torneira aberta, a energia flui nos músculos relaxados.

 

Todos os exercícios de Yoga baseiam-se na fórmula do alongamento, relaxamento, respiração profunda e circulação e concentração cada vez maiores.

QUEM SOMOS?
CONTATOS
REDES SOCIAIS
MISSÃO

Celular: (22) 981123662
Telefone: (22) 21421854
E-mail: casagaiamacae@gmail.com

Endereço: Rua Dr. Bueno 609, Imbetiba

Faça parte da nossa lista de contatos
e fique por dentro das novidades!

@viniciuscasagaia

@vidaplena.ayurveda