DESCUBRA A MEDITAÇÃO

A Meditação é uma experiência que não se pode descrever, da mesma forma que as cores não podem ser descritas a uma pessoa cega. Toda a experiência cotidiana esta limitada pelo tempo, espaço e causa. Nossa consciência e conhecimento normais não transcendem estes limites.

A experiência finita, a qual se mede em prazos do passado, presente e futuro, não pode ser transcendental.

Os conceitos de tempo são ilusórios, já que não possuem permanência. O presente, imensurável, pequeno e efêmero, não pode ficar retido. Passado e futuro não existem no presente. Vivemos em uma ilusão.

O estado meditativo transcende todas estas limitações. Nele não há passado, nem futuro, nem espaço, nem causa. A meditação é diferente do sono profundo, já que gera profundas mudanças na psique humana. Restringindo e acalmando as oscilações da mente, a meditação traz paz mental.

No nível físico a meditação ajuda a prolongar os processos anabólicos de crescimento e reparação, e a reduzir o metabolismo. Normalmente os processos anabólicos predominam até os 18 anos de idade. Dos 18 até os 35 anos, há um equilíbrio entre ambos, e logo a partir dos 35 anos, os processos metabólicos predominam. A meditação pode reduzir significadamente o declínio metabólico. Por causa da receptividade inata das células do corpo.

Cada célula do nosso corpo é governada pela mente instintiva subconsciente. Ambas tem consciência individual e coletiva. Quando os pensamentos e desejos fluem pelo corpo, as células se ativam, o corpo sempre obedece à demanda do grupo. Está cientificamente comprovado que os pensamentos positivos trazem resultados positivos para as células do corpo, retardando o envelhecimento.

Uma pessoa não pode aprender a meditar, sendo que, poderá aprender a dormir. Falha-se em ambas situações. Existem certos aspectos a lembrar relacionado com técnicas e estados de meditação.

14 DICAS PARA COMEÇAR A MEDITAR

1. A regularidade no tempo

 

Lugar e pratica são muito importante. A regularidade condiciona a mente para enaltecer suas atividades com um mínimo de atraso.

2. As horas mais efetivas são o amanhecer e o entardecer

 

Nesse momento a atmosfera se carrega com uma força espiritual especial. Se não é possível sentar-se a meditar a estas horas, escolha uma hora em que não estejas envolvido com atividades diárias, uma hora em que a mente esteja apta para se acalmar.

3. Arrume um lugar, ou um quarto separado para a meditação.

 

À medida que se repete a meditação, poderosas vibrações se firmarão em essa área, uma atmosfera de paz e pureza poderá ser sentida.

4. Ao sentar, se direcione para o norte ou leste

 

Para poder obter vantagem das vibrações magnéticas favoráveis. Sente em uma postura firme, confortável, as pernas cruzadas, a coluna e o pescoço erguidos sem tensões.

5. Ordene a mente

 

Antes de começar, ordene a mente a manter-se quieta por um período de tempo determinado. Esquece o passado, presente e futuro.

6. Regule a respiração conscientemente

 

Começe com cinco minutos de respiração abdominal profunda para levar oxigênio para o cérebro. Logo diminua o ritmo até que se torne imperceptível.

7. Mantenha a respiração rítmica

 

Inspire em três segundos e expire em três segundos. A regularidade na respiração regula também o fluir do prana, a energia vital.

8. Permita que a mente divague no começo

 

Saltará de um lado o outro, mas em algum momento se tornará mais concentrada, junto com a concentração do prana.

9. Não force a mente a manter-se parada

 

Porque isto se transformará em ondas cerebrais adicionais, impedindo a meditação.

10. Escolha um ponto de concentração no qual a mente possa descansar

 

Para as pessoas que são de natureza intelectual, será o Ajna Chakra, o ponto entre as sobrancelhas. Para as pessoas mais emocionais, se usa o Anahata Chakra no Coração. Nunca mude este ponto de concentração.

11. Concentre-se em um objeto neutro ou elevado

 

Mantendo essa imagem no ponto de concentração. Usa-se um Mantra, repita-o mentalmente e coordena a repetição com a respiração. Se não tem um Mantra pessoal, utilize Om. Apesar de a repetição mental ser mais poderosa, pode repetir o Mantra em forma audível se começar a sentir sonolência. Nunca modifique o Mantra.

12. A repetição levará o pensamento a um estado puro

 

No qual a vibração do som se une com a repetição mental, sem consciência do significado. A repetição audível progride e leva a repetição mental, e desta a repetição telepática, e logo ao pensamento puro.

13. Continue praticando

 

Com prática, a dualidade desaparece e se alcança Samadhi ou estado de supraconsciência. Não seja impaciente, isto leva tempo.

14. Atinja Samadhi

 

Em Samadhi se descansa em um estado de bem aventurança, no qual o conhecedor, o conhecimento e o conhecido se tornam um. Este é o estado de supraconsciência alcançado pelos místicos de todas as crenças e credos.

Se você medita por meia hora ou uma hora em forma diária, será capaz de enfrentar a vida com paz e força espiritual. A Meditação é o tônico nervoso e mental mais poderoso. A energia divina flui livremente no adepto durante a meditação, exerce uma influencia benigna na mente, nos nervos, nos órgãos sensoriais e no corpo. Abre a porta a um conhecimento intuitivo e reinos de bem aventurança eterna. A mente se torna calma e firme.

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