POR QUE CONSUMIR ALIMENTOS ORGÂNICOS?

Os alimentos orgânicos além de trazer maiores benefícios para saúde, devido a maior concentração de nutrientes e isenção de insumos artificiais, também são alimentos que possuem maior. Ao consumir estes alimentos você contribui com o fortalecimento da agricultura familiar e com a proteção do meio ambiente. 

1. A saúde em primeiro lugar

Na agricultura orgânica não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. Por isso não ocorre a ingestão de substâncias químicas tóxicas, como os agrotóxicos que estão associados a uma diversidade de problemas relacionados com a saúde, como o aumento da ocorrência de câncer. O consumo de produtos orgânicos, certificados, garante, tanto ao consumidor quanto ao produtor, a não exposição e consumo destas substâncias, ou seja, melhora a saúde e também reduz os riscos de doença. 

2. Maior concentração de nutrientes

Segundo estudos realizados recentemente os alimentos que são cultivados organicamente possuem maiores concentrações de nutrientes, principalmente antioxidante. Dentre os benefícios dos antioxidantes está o combate aos radicais livres, mantendo assim a saúde da pele, retardando o envelhecimento e prevenindo doenças.

3. Alimentos com sabor de verdade

O sabor e o aroma dos alimentos ficam mais intensos, mantendo o sabor original e natural, pois durante a produção não entraram em contato com agrotóxicos ou produtos químicos que tendem a alterar as características naturais do produto.

4. Fortalecer a agricultura familiar 

Grande parte dos produtos orgânicos é originada de pequenos núcleos familiares onde a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda.  Valorizando o produto orgânico você também valoriza a agricultura familiar e com isso incentiva a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.

5. Restaurar a biodiversidade

Um dos princípios para se ter uma agricultura mais sustentável é a preservação e ampliação da biodiversidade, sendo assim a agricultura orgânica atua dentro deste princípio respeitando o equilíbrio da natureza, do solo e dos animais.Um dos princípios para se ter uma agricultura mais sustentável é a preservação e ampliação da biodiversidade, sendo assim a agricultura orgânica atua dentro deste princípio respeitando o equilíbrio da natureza, do solo e dos animais.

6. Proteger os recursos hídricos e o solo

Os produtos químicos e fertilizantes minerais utilizados na agricultura tradicional são responsáveis em grande parte pela poluição de rios e lagos. Bem como devido ao manejo inadequado do solo empobrecem e desestruturam o solo acentuando o processo de erosão.   Já a produção orgânica garante a ausência de qualquer insumo químico, e também uma prática de manejo mais adequada do solo, contribuindo para uma melhor qualidade da água e do solo.

7. Melhorar a acessibilidade aos produtos orgânicos

Um dos principais motivos para que os produtos orgânicos sejam mais caros do que os convencionais é a produção em menor escala. Fato este que reflete a menor oferta destes produtos no mercado, por isso consumindo produtos orgânicos você valoriza este tipo de agricultura e também incentiva a agricultura familiar, bem como médios agricultores a estarem adotando este tipo de prática. 

CONVÊNIOS
CONTATOS
REDES SOCIAIS
MISSÃO

Celular: (22) 981123662
Telefone: (22) 21421854
E-mail: contato@casagaia.com.br

Endereço: Rua Dr. Bueno 609, Imbetiba

Faça parte da nossa lista de contatos
e fique por dentro das novidades!